Psicoterapia Clínica do Cérebro Neurocare

Psicoterapia: o que é e quando procurar?

A psicoterapia é um tipo de tratamento baseado em técnicas de interação interpessoal entre terapeuta e o paciente, favorecendo o desenvolvimento de estratégias poderosas para lidar e superar os desafios e sintomas relacionados à saúde mental e às emoções.

A psicoterapia visa ajudar o paciente a compreender seus sentimentos e equipá-lo para enfrentar os desafios impostos por diversas condições que possam estar prejudicando a sua saúde mental, como situações de baixa auto-estima, oscilação de humor, luto, vícios, conflitos familiares ou conjugais, etc. É um espaço reservado para que a pessoa possa elaborar situações, comportamentos e pensamentos que facilitem uma vida mais leve e saudável, com mais congruência as suas próprias emoções e anseios. 

Não necessariamente deve existir uma condição clínica associada à necessidade de realizar a psicoterapia, podendo ser um processo de autoconhecimento. Porém, também é uma ferramenta muito importante no tratamento de diversas doenças neuropsiquiátricas, tais como: depressão, ansiedade, TOC, transtorno bipolar, transtornos de personalidade, e até doenças clínicas que trazem impactos emocionais importantes como a demência, a epilepsia e até a enxaqueca e dores crônicas.

Quais os diferentes tipos de psicoterapia?

Existem vários tipos de abordagens de psicoterapia e cada uma segue técnicas diferentes, como por exemplo, a psicanálise, psicodinâmica, cognitiva comportamental, familiar, transpessoal, corporal, psicodrama, Gestalt, dentre outras. O mais importante é estabelecer um vínculo com o profissional para que possa favorecer o desenvolvimento dessas técnicas e propiciar a elaboração do conteúdo psíquico.

Não existe uma idade de início e de limite para realizar a psicoterapia. Existe a psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, casais e em grupos de pessoas que possuem demandas similares. Geralmente as sessões duram de 40 minutos a 50 minutos uma vez por semana. Porém isso sempre irá depender do acordo entre o paciente e o profissional, das necessidades e da demanda, podendo ocorrer variações. O mais importante é o laço terapêutico estabelecido nessa relação entre o paciente e o profissional, para que o trabalho seja conjunto e o paciente seja impulsionado no seu desenvolvimento de amadurecimento psíquico e emocional.

Quando sei que devo recorrer a psicoterapia?

Não existe um momento certo para recorrer a psicoterapia, mas sim uma auto-percepção da necessidade individual, de modo que a pessoa deve estar aberta a compartilhar seus pensamentos e sentimentos com um profissional capacitado, para que este possa então guiá-lo no decorrer de todo o processo de autoconhecimento e melhora clínica. No entanto, muitas vezes o médico neurologista pode ser o primeiro indicar a psicoterapia aos seus pacientes quando julgar necessário, inclusive esclarecendo dúvidas e desconstruindo preconceitos para que o paciente se sinta seguro em buscar este tipo de tratamento tão importante.

A psicoterapia, quando realizada por um profissional de confiança, é um caminho para o autoconhecimento e para uma melhora da qualidade de vida. 

Aqui na Clínica do Cérebro – Neurocare dispomos de profissional capacitada a realizar a psicoterapia em um espaço amigável e livre de julgamentos, onde todos serão ouvidos com muita segurança e privacidade. Venha conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *