Você costuma sentir dor de cabeça com frequência?
Dor de cabeça é uma queixa comum que pode ser difícil de diagnosticar. O tipo mais comum é chamado de cefaleia tensional. A dor geralmente ocorre em ambos os lados da cabeça e parece como uma pressão ou aperto.
Há muitas causas possíveis para dores de cabeça, incluindo: estresse, ansiedade, depressão; problemas de sinusite; alergias; problemas dentários; baixo teor de açúcar no sangue; alterações hormonais durante a gravidez e mais.
No artigo de hoje, você confere mais informações sobre as dores de cabeça e o tratamento adequado. Acompanhe!
Quais são os tipos de dor de cabeça?
1-ENXAQUECA
Sintomas: dor no rosto ou pescoço, latejante em uma área, sensibilidade à luz e som, náuseas, visão distorcida.
Duração: 4 a 72 horas
2-TENSÃO
Sintomas: dor incômoda em ambos os lados da cabeça e pressão na testa
Duração: 30 minutos a várias horas
3-SINUSITE
Sintomas: dor no rosto, seios da face, olhos, ouvidos ou testa, congestão, coceira, coriza, febre, inchaço no rosto
Duração: vários dias a semanas (se tratado)
4-SALVAS
Sintomas: dor forte em um lado da cabeça, geralmente ao redor do olho, acompanhada de pálpebra caída, pupila pequena, lacrimejamento, coriza ou vermelhidão no mesmo lado da cabeça.
Duração: pode durar semanas ou vários meses, geralmente seguidos por um período de remissão que pode durar por meses ou anos.
O que causa as dores de cabeça?
Como mencionado, há diversas causas possíveis para a dor de cabeça. Confira, a seguir, algumas.
- Doenças
Alguns problemas de saúde como resfriado, sinusite e dengue, por exemplo, podem ter como manifestação clínica a dor de cabeça constante que normalmente desaparece à medida que a doença é solucionada.
- Alimentação
Em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate, por exemplo, podem resultar em dor de cabeça. Por outro lado, quando a pessoa não come, ou seja, fica em jejum, pode também resultar em dor de cabeça constante, já que há hipoglicemia.
- Problemas de visão
Os problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça, principalmente em crianças, pois faz com que a pessoa force a visão para enxergar as coisas. Conheça outras causas de dor de cabeça em criança.
- Calor
O calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes na cabeça, resultando em dor de cabeça;
- Alterações hormonais
As alterações na concentração de hormônio circulante no sangue, principalmente na TPM e durante a gravidez, também podem provocar dor de cabeça.
Como tratar a dor de cabeça?
O tratamento para dor de cabeça pode incluir analgésicos, como Paracetamol, ou a adoção de técnicas simples e naturais, como aplicar uma compressa fria na testa, repousar ou consumir chás. Para tratar corretamente a dor, é importante identificar a sua causa. Por isso, é tão importante visitar um neurologista de confiança. Só um profissional é capaz de diagnosticar corretamente.
E quando é hora de consultar um neurologista?
Consulte um neurologista caso sinta uma dor que ocorre com mais frequência do que o habitual ou que seja mais intensa do que o normal. Se a dor piora (ou não melhora) com o uso adequado de analgésicos e impede que você faça atividades cotidianas como dormir, é sinal de que é hora de visitar um especialista. O diagnóstico precoce é a chave para reduzir o impacto de doenças. Cuide-se!
Para mais informações, agende uma consulta.