O neurologista é o médico que estuda, diagnostica, e trata os transtornos do cérebro e sistema nervoso. É um profissional altamente preparado para identificar condições complexas por meio de exames e históricos detalhados do paciente.
Você sabe quando é hora de procurar um Neurologista? Confira no nosso artigo de hoje!
Neurologista x procedimentos
A primeira consulta é essencial na relação com o neurologista, pois é ali que serão solicitados exames físicos e neurológicos. Sua força muscular, reflexos e coordenação estarão sob avaliação. Os procedimentos mais comuns realizados são punção lombar, tomografia computadorizada ou tomografia assistida por computador, ressonância magnética, eletroencefalografia, eletromiografia e teste tensilon.
Os Problemas que afetam o cérebro, a região da medula espinhal e os nervos também são tratados pelo neurologista. Portanto, o profissional também avaliará condições como derrame, epilepsia, dores de cabeça e enxaquecas, tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, neuropatia periférica, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas, doenças neuromusculares e infecções do sistema nervoso.
Neurologista x consultas
O paciente normalmente é encaminhado para o neurologista por um médico de atenção primária ou se apresentando diretamente ao profissional, ao sentir sintomas como:
- Dores de cabeça frequentes ou fortes;
- Fraqueza muscular;
- Confusão;
- Tontura;
- Perda de coordenação;
- Paralisia parcial ou completa;
- Mudanças que afetem o sentido do tato, visão, olfato ou paladar.
Esteja atento aos sinais que o seu corpo dá! Ao perceber algum dos sintomas descritos acima, agende sua consulta imediatamente! A Cliner está à disposição para dar todo suporte necessário neste momento. Venha nos conhecer!