A doença é mais comum em mulheres entre os 30 e 60 anos de idade. Confira!
A fibromialgia é uma condição dolorosa e crônica, que pode impedir que os pacientes tenham uma vida normal. É comum que o paciente sinta dores por todo o corpo, que migram de um ponto a outro — afetando mais os músculos, tendões e articulações. Uma vez que o desconforto causado pela doença se mantém por muito tempo, pessoas que sofrem com a condição também têm maior tendência para apresentar cansaço excessivo, problemas de sono e transtornos psicológicos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.
No artigo de hoje, acompanhe mais informações sobre a Fibromialgia, seus sintomas e tratamento.
Sintomas da fibromialgia
O principal sintoma da fibromialgia é a dor intensa no corpo, que costuma ser pior nas regiões das costas e pescoço. Outros sinais da doença envolvem:
- FADIGA, FALTA DE ENERGIA E CANSAÇO EXCESSIVOS, MESMO APÓS DORMIR MUITAS HORAS;
- SONO INQUIETO, COM CRISES DE APNEIA E INSÔNIA RELACIONADAS À DOR DA FIBROMIALGIA;
- DOR DE CABEÇA;
- FORMIGAMENTO EM MÃOS E PÉS;
- DIFICULDADES COGNITIVAS, COMO PROBLEMAS PARA SE CONCENTRAR POR LONGOS PERÍODOS DE TEMPO;
- SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL;
- PALPITAÇÃO
- DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS.
Causas do transtorno
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Cuidados importantes
Adquirir hábitos mais saudáveis ajuda a enfrentar a Fibromialgia, melhorando o bem-estar:
- MANTENHA UMA DIETA BALANCEADA;
- PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS DE BAIXA INTENSIDADE;
- PROCURE DORMIR 8 HORAS DE SONO;
- EVITE ESTIMULAÇÕES VISUAIS, COMO CELULARES E TV, ANTES DO SONO.
Quando é hora de procurar ajuda?
Não hesite em procurar ajuda profissional, caso os sintomas estejam interferindo na sua qualidade de vida e bem-estar. O tratamento da Fibromialgia exige cuidados multidisciplinares que envolvem o uso de analgésicos e anti-inflamatórios; atividade física regular para amenizar as dores; acompanhamento psicológico; massagens e acupuntura. Busque o suporte de um profissional capacitado.