Como o cérebro da criança se desenvolve?

Desde o nascimento, o cérebro de uma criança dobra de tamanho somente no primeiro ano. E continua crescimento até atingir sua formação completa. Saiba como esse processo acontece.

A importância do cérebro 

O cérebro comanda todo o corpo humano. Um bebê recém-nascido, por exemplo, tem todas as células cerebrais (neurônios), as quais terá pelo resto da vida e cujas conexões entre essas células que fazem o cérebro funcionar.  

As conexões cerebrais nos permitem realizar atividades como mover, pensar, comunicar, ou seja, praticamente tudo. Os primeiros anos da infância são fundamentais para fazer essas conexões. Nessa fase da vida cerca de um milhão de novas conexões dos neurônios (sinapses) são feitas a cada segundo, mais do que qualquer outro momento da vida.

O desenvolvimento do cérebro infantil

No crescimento saudável de uma criança, o cérebro se desenvolve mais do que em qualquer outro momento da vida. E a fase inicial do cérebro tem um impacto duradouro na capacidade de aprendizado e de ter sucesso na escola e na vida.  

A qualidade das experiências de uma criança nos primeiros anos de vida, sejam elas positivas ou negativas, auxilia a moldar como seu cérebro se desenvolve. Suas experiências determinam quais conexões cerebrais se desenvolvem e, até mesmo, quais durarão por toda a vida. 

 

Estágios do desenvolvimento cerebral infantil 

  • Nascimento
    Os bebês nascem com cerca de 100 bilhões de neurônios e realizam mais de 50 trilhões de sinapses. Nesta fase, o tamanho do cérebro é de 25% comparado ao adulto. 
  • 0 a 2 anos
    Novos neurônios nascem nesse período, mas a quantidade de sinapses é reduzida pela metade. Também, é onde a relação de confiança com seus cuidadores começa a se estabelecer. 
  •  2 a 4 anos
    Formação de 15.000 sinapses e o cérebro já atingiu 80% do tamanho do cérebro adulto.
  • 5 a 7 anos
    O cérebro já corresponde a 90% do cérebro adulto aos 5 anos. A criança já apresenta habilidades como contar, ler, desenhar, escrever, recitar o alfabeto, entre outros.
     

Fique atento! 

O desenvolvimento continua até atingir a sua maturidade, no entanto, é sempre importante observar os sinais de desenvolvimento na criança, bem como, se ela está atrasada em algum deles.
Ao identificar alguma dificuldade, procure ajuda médica para analisar e auxiliar no crescimento saudável da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *