Dores no corpo: danos e lesões no Sistema Nervoso

Dores no corpo: danos e lesões no Sistema Nervoso

O nosso Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.  

 

Dores de cabeça (cefaleia), dor lombar, dormência nas mãos ou pernas. Acredito que, pelo menos uma vez na vida, você já teve um desses sintomas ou, provavelmente, conhece alguém que já sofreu com eles! Esses sintomas são muito comuns, mas dependendo do quanto afetam, podem nos revelar uma lesão ou danos no sistema nervoso central e periférico. 

Quer saber mais? 

Confira no nosso artigo de hoje! 

 

Sistema Nervoso Central  

O nosso Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O Sistema Nervoso Central (SNC) é uma rede complexa que coordena nossas ações, reflexos e sensações e consiste em duas partes: o cérebro e a medula espinhal. O cérebro é a sede, o centro de processamento do corpo humano. Já a medula espinhal é a via de comunicação, responsável por transportar sinais nervosos do cérebro para outras partes do corpo, comandando os músculos que usamos para nos mover e nos ajudar em nossas atividades diárias. 

 

Sistema Nervoso Periférico  

O Sistema Nervoso Periférico (SNP), constituído por nervos e gânglios, são responsáveis por interligar o SNC às partes do corpo. O SNP é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo, de acordo com sua atuação. 

O Sistema Nervoso Somático regula as ações que estão sob o controle da nossa vontade, ou seja, ações voluntárias. Atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária. Já o Sistema Nervoso Autônomo tem sua atuação integrada ao sistema nervoso central. Geralmente, exerce o controle de atividades que independem da nossa vontade. Atua sob a musculatura lisa e tem como função regular as atividades orgânicas, garantindo a homeostase do organismo.   

 

Então, quando devo me preocupar? 

Fique atento aos sinais do seu corpo. Sintomas como cefaleia, dor lombar, dormência ou formigamento nos pés e nas mãos, que podem se espalhar para as pernas e braços. Repare se tem caído recorrentemente ou perdido a coordenação e força muscular. Identifique, ainda, a frequência desses episódios. 

Esses sintomas podem resultar de lesão ou danos no sistema nervoso central, periférico ou muscular e, inclusive, podem estar associados à mielopatias — um conjunto de doenças que afeta a medula espinhal, comprometendo o neurônio motor, nervos, a junção nervo-musculo. Isto pode ocorrer devido a processos degenerativos, inflamatórios, infecciosos traumáticos ou mesmo a patologia de ordem genética ou hereditária. 

 

Não ignore a dor 

Sentir dor não é normal. Caso esteja sentindo algum desconforto, procure o seu neurologista de confiança. O diagnóstico precoce é a chave para reduzir o impacto de doenças. Cuide-se!  

Para agendar uma consulta, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *