Entenda o passo a passo da Eletroencefalografia, suas recomendações e a importância de realizar o procedimento.
A eletroencefalografia (EEG) é um teste não invasivo que vai registrar a atividade elétrica cerebral.
Ele é usado para complemento de investigação em condições neurológicas como crises epilépticas/convulsões, epilepsia e investigação de coma na UTI.
Existem algumas recomendações que idealmente devem ser seguidas para realização de um exame de boa qualidade:
- Lave bem os cabelos usando um sabonete neutro (como sabão de coco), porém lembre-se, eles precisam estar secos na hora do exame;
- Não utilize nenhum cosmético no cabelo (laquê, gel, cremes, óleos, tinturas). Esses produtos vão dificultar a aderência dos eletrodos no couro cabeludo;
- Não suspenda medicamentos que esteja tomando!
- Se possível, realize privação do sono, ou seja, durma menos que o habitual na noite anterior.
Você receberá todas estas orientações detalhadas assim que programar seu exame.
Durante o exame, alguns testes podem ser feitos, como respirar rapidamente durante um período (hiperventilação) ou olhar para uma luz pulsante (fotoestimulação intermitente).
O exame pode ser feito com o paciente acordado ou dormindo e orientamos, caso não exista contra-indicação, uma privação de sono na noite anterior. A duração do exame deve ser de no mínimo 20 minutos até algumas horas, dependendo do tipo de EEG indicado.
Ainda, não se preocupe! A eletroencefalografia não dói e não é invasivo!
Na Clínica do Cérebro – Neurocare, seu exame será realizado por um profissional médico especialista em Neurofisiologia Clínica – com formação e especializado em eletroencefalografia, proporcionando um exame de qualidade. Entre em contato e saiba mais sobre o procedimento!