No artigo de hoje, você confere mais informações sobre o sistema nervoso. Acompanhe!

Entendendo o sistema nervoso

Você sabia que é por meio do sistema nervoso que nos comunicamos com o mundo exterior?

Pois é!

O sistema nervoso recebe informações através de nossos sentidos, processando as informações e disparando reações correspondentes — como fazer seus músculos se moverem mediante um estímulo. Um bom exemplo é o reflexo de, instintivamente, puxar a mão para trás quando tocamos em uma placa quente. Esse reflexo é um estímulo dos nervos que enviam sinais de dor para o cérebro. Fascinante e complexo, não?

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre o sistema nervoso. Acompanhe!

 

Por trás do sistema nervoso

Há bilhões de células nervosas, também chamadas de neurônios, no sistema nervoso. O cérebro tem cerca de 100 bilhões de neurônios. Cada neurônio possui um corpo celular e várias extensões. As extensões mais curtas (chamadas de dendritos) agem como antenas: recebem sinais de, por exemplo, outros neurônios e os transmitem para o corpo celular. Os sinais são então transmitidos por meio de uma longa extensão (o axônio), que pode ter até um metro de comprimento.

O sistema nervoso tem duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central (SNC) inclui os nervos do cérebro e da medula espinhal. Ele está contido no crânio e no canal vertebral da coluna vertebral. Todos os outros nervos do corpo fazem parte do sistema nervoso periférico (SNP).

Independentemente de onde eles estejam no corpo, uma distinção também pode ser feita: sistema nervoso voluntário e involuntário. O sistema nervoso voluntário (sistema nervoso somático) controla todas as coisas sobre as quais temos consciência e podemos influenciar — como mover nossos braços, pernas e outras partes do corpo. 

Já o sistema nervoso involuntário (sistema nervoso vegetativo ou autônomo) regula os processos do corpo os quais não podemos conscientemente influenciar. Está constantemente em ação, regulando, por exemplo, nossa respiração, batimento cardíaco e processos metabólicos. Ele faz isso recebendo sinais do cérebro e transmitindo-os ao corpo. 

O sistema nervoso involuntário é composto de três partes: 

  • O sistema nervoso simpático
  • O sistema nervoso parassimpático
  • O sistema nervoso entérico (gastrointestinal)

 

Sistema nervoso simpático

O sistema nervoso simpático prepara o corpo para a atividade física e mental. Faz seu coração bater mais rápido e mais forte, abre suas vias respiratórias para que você possa respirar mais facilmente e inibe a digestão. 

 

Sistema nervoso parassimpático

O sistema nervoso parassimpático é responsável pelas funções corporais quando estamos em repouso: estimula a digestão, ativa vários processos metabólicos e nos ajuda a relaxar. Mas os sistemas nervosos simpático e parassimpático nem sempre funcionam em direções opostas; eles às vezes se complementam também. 

 

Sistema nervoso entérico

O sistema nervoso entérico é um sistema nervoso separado para o intestino, que, em grande parte, regula autonomamente a digestão intestinal.

 

Cuide-se!

Zele pelo seu bem-estar! Entre em contato e agende a sua consulta com um de nossos especialistas. Nossa equipe está pronta para oferecer orientações e te ajudar a recuperar a sua qualidade de vida. Conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *