A doença é mais comum em mulheres entre os 30 e 60 anos de idade. Confira!
A fibromialgia é uma condição dolorosa e crônica, que pode impedir que os pacientes tenham uma vida normal. É comum que o paciente sinta dores por todo o corpo, que migram de um ponto a outro — afetando mais os músculos, tendões e articulações. Uma vez que o desconforto causado pela doença se mantém por muito tempo, pessoas que sofrem com a condição também têm maior tendência para apresentar cansaço excessivo, problemas de sono e transtornos psicológicos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.
No artigo de hoje, acompanhe mais informações sobre a Fibromialgia, seus sintomas e tratamento.
Sintomas da fibromialgia
O principal sintoma da fibromialgia é a dor intensa no corpo, que costuma ser pior nas regiões das costas e pescoço. Outros sinais da doença envolvem:
- FADIGA, FALTA DE ENERGIA E CANSAÇO EXCESSIVOS, MESMO APÓS DORMIR MUITAS HORAS;
- SONO INQUIETO, COM CRISES DE APNEIA E INSÔNIA RELACIONADAS À DOR DA FIBROMIALGIA;
- DOR DE CABEÇA;
- FORMIGAMENTO EM MÃOS E PÉS;
- DIFICULDADES COGNITIVAS, COMO PROBLEMAS PARA SE CONCENTRAR POR LONGOS PERÍODOS DE TEMPO;
- SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL;
- PALPITAÇÃO
- DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS.
Causas do transtorno
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Quem precisa ficar atento?
Apesar de não ter uma causa definida, há alguns fatores que relacionados ao maior risco de desenvolver fibromialgia, os quais:
- TER HISTÓRICO FAMILIAR DE FIBROMIALGIA;
- TER LÚPUS OU ARTRITE REUMATOIDE;
- PASSAR POR SITUAÇÕES MUITO ESTRESSANTES;
- TER TIDO ALGUMA INFECÇÃO VIRAL.
Além disso, ser mulher com mais de 30 anos parece ser um fator importante para o desenvolvimento da fibromialgia.
Quando é hora de procurar ajuda?
Não hesite em procurar ajuda profissional, caso os sintomas estejam interferindo na sua qualidade de vida e bem-estar. O tratamento da Fibromialgia exige cuidados multidisciplinares que envolvem o uso de analgésicos e anti-inflamatórios; atividade física regular para amenizar as dores; acompanhamento psicológico; massagens e acupuntura. Busque o suporte de um profissional capacitado.