Neurologista: o que faz, atuação e tratamentos

Uma das especialidades mais complexas dentro da medicina, o neurologista é parte fundamental na saúde mental do paciente

Importante na medicina, o neurologista é o médico treinado para o diagnóstico, tratamento e gerenciamento de transtornos do cérebro e de todo o sistema nervoso. Confira mais sobre esta profissão no post. Acompanhe!

O que faz o neurologista?

Este profissional é altamente preparado e capaz de diagnosticar condições complexas por meio de um histórico detalhado do paciente e de um completo exame neurológico. Após o que, o médico consegue orientar de forma correta a realização de exames e procedimentos.

Quais são os procedimentos mais comuns?

A primeira consulta é essencial na relação com o neurologista, pois é ali que serão realizados o exame físico geral e o neurológico.

Os procedimentos neurológicos solicitados mais comumente são: eletroencefalograma, eletroneuromiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e punção lombar.

Quais condições são tratadas pelo neurologista?

Os problemas que afetam o cérebro, a região da medula espinhal, os nervos periféricos e os músculos são tratados pelo neurologista. Assim, estas condições incluem: acidente vascular cerebral, epilepsia, dores de cabeça, tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, neuropatia periférica, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas, doenças neuromusculares, infecções do sistema nervoso…

 

Quando procurar o profissional?

A pessoa pode ser encaminhada para o neurologista por um médico de atenção primária ou de outras especialidades. E também pode se apresentar diretamente ao profissional, ao sentir sintomas como:

  • Dores de cabeça frequentes ou fortes
  • Fraqueza muscular
  • Confusão mental
  • Tontura
  • Perda de coordenação
  • Paralisia parcial ou completa
  • Mudanças que afetem o sentido do tato, visão, olfato ou paladar

Portanto, conheça o seu corpo mais do que qualquer um! Assim que perceber alterações no seu corpo, principalmente relacionadas a sua saúde mental, não deixe de procurar o seu neurologista de confiança.

Estamos à disposição para dar todo suporte necessário neste momento. Entre em contato nos nossos canais de atendimento e agende sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *