Um neurologista é um médico que diagnostica, trata e acompanha doenças que afetam o sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos.
Os distúrbios do sistema nervoso são muitos e, dependendo do componente específico que afetam (sejam eles nervos, músculos, medula ou cérebro), podem mudar a maneira como você se sente, move, fala, comporta ou até mesmo pensa. Os médicos neurologistas são exaustivamente treinados e possuem, portanto, a experiência necessária para lidar com estas doenças de forma adequada. Confira algumas doenças comuns tratadas por estes especialistas:
Dor neuropática
Esta condição pode ocorrer quando os nervos são danificados devido a uma lesão ou doença especifica, sendo o diabetes é uma das causas mais comuns de dor neuropática. Muitas vezes, apenas o uso de analgésicos comuns não é suficiente para tratar este tipo de dor.
Enxaqueca
Dor de cabeça é a queixa mais comum no consultório de um neurologista. E uma das causas mais comuns de dores de cabeça na população em geral é a enxaqueca. Nesta condição as dores são fortes, geralmente unilaterais e latejantes, acompanhadas de náuseas e intolerância a luzes fortes e sons altos. Ocorrem de forma recorrente e podem trazer um grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes acometidos. Com o tratamento adequado, no entanto, pode-se rapidamente recuperar esta qualidade de vida.
Epilepsia
A epilepsia é um distúrbio caracterizado por estímulos elétricos indevidos do cérebro, que podem gerar o que chamamos de crises epilépticas recorrentes. Existem diversos tipos diferentes de crises epilépticas, mas a que mais conhecemos é aquela que chamamos de “crise convulsiva” ou “convulsão”, que nada mais é do que uma crise epiléptica que se espalha para todo o cérebro, gerando um cenário muitas vezes assustador para quem presencia, em que o paciente perde a consciência e apresenta movimentos violentos do tronco, cabeça e membros. Para descobrir a causa destas crises, uma boa consulta clínica e a solicitação de exames adequados são de grande valor.
Após o diagnóstico adequado, a epilepsia em geral permanece bem controlada com o uso correto das medicações certas.
AVC (derrame)
O acidente vascular cerebral é uma condição em que podem ocorrer oclusões de casos sanguíneos ou sangramentos dentro da cabeça, levando assim a lesões cerebrais. Essas lesões geralmente ocorrem de maneira súbita e devem ser rapidamente identificadas para que possam ser adequadamente tratadas, reduzindo assim o risco de sequelas ou morte.
Os sintomas do AVC podem ser vários, mas dependem da localização da lesão e de sua extensão. Os mais comuns, no entanto, são uma ocorrência repentina de: perda de força nos membros, boca torta, dificuldade para falar, perda visual, dentre outros.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla (EM) é uma doença auto-imune da substância branca do sistema nervoso. Ela ocorre geralmente em pacientes jovens e pode se apresentar de diversas maneiras, sendo que a manifestação clínica mais comum envolve surtos de sintomas como: alterações na visão, perda de força, dormência/formigamento, dentre outros.
Os sintomas podem ir e vir, mas geralmente ocorre lesão progressiva do cérebro, o que demonstra a necessidade de diagnóstico e tratamento adequados nestes casos. Uma boa consulta clínica, exame físico e exames de imagem do cérebro e da medula espinhal são essenciais para o diagnóstico.
Muitas outras razões podem levar você a procurar o seu médico neurologista: Tremores, Problemas de Memória, Tonturas, Dificuldades de movimento, Déficit de atenção. Mas isto é assunto para um próximo post.
Não deixe de consultar o profissional especializado o quanto antes! A Clínica do Cérebro – Neurocare está à sua disposição para orientar e combater estas condições de forma segura e adequada.